Natureza humana


Ser como ar, transparente, fugaz. Ninguém percebe, mas ele se faz presente, mesmo sem alarde. Pode se adaptar às mais adversas situações, formas. Se não quiser, sai silenciosamente - da mesma forma que chegou.

Ser como terra, constante, prática, materialista, conservadora. Dar importância às raízes. Rodar o mundo, mas no final da jornada, voltar pro mesmo pedaço de chão. Sentir o solo e, através dele, o mundo afora: seco, molhado, quente, frio.

Ser como fogo, fonte de luz e calor. Ter grande potencial ígneo e radiante. Ser capaz de descongelar icebergs e enxugar rios de lágrimas. Atrair com a sensualidade das chamas, espantar com a fúria do incêndio e proteger no conforto de uma lareira. 

E, por fim, ser como água, maleável, adaptável, limpa. Ser transparente, mas algumas vezes turva. Nem sempre ser consumível. Ser flexivel e volátil. Seguir a correnteza. Saber represar e desaguar, quando for preciso. Ser um pouco como iceberg: imponente, forte, implacável - mas, por trás da aparência, a realidade: apenas um grande pedaço de gelo... que derrete no calor.

Molhar, congelar, secar, evaporar, queimar, iuminar... voar. Ser cada elemento da natureza, um de cada vez ou todos ao mesmo tempo. O homem é tão perfeito que foi moldado pelos quatro elementos que constituem a Terra. Entendê-los e percebê-los em nós é entender que o corpo fala, faz e acontece e a mente tenta controlá-lo. Deixar-se controlar. Mas permitir-se descontrolar também. Afinal, a natureza humana é assim, perfeita em cada fenômeno.

Comentários

Anônimo disse…
E me parece que estás divagando na mesma linha de Gaozi e Mêncio. Acho, que estás sofrendo de confucionismo crônico. Claro que quem sai no lucro, são os seus leitores.

*beijos*

L.M.
Raíssa disse…
Sou como água.
:)
Beijos
Flávia Lima disse…
A idéia, Raíssa, é tentar ser um pouquinho de cada coisa. Mas entendi o que você quis dizer: és predominantemente água, certo?
Beijinhos!
Dom Rafa disse…
"CAPITÃO PLANETAAAAA!!!"
*Desculpe, não pude evitar*
- A Raíssa é água... Eu sou água pelo signo (segundo uma amiga ligada nessas coisas), mas AR por adoção. heheheh. Adoro ventania!!

Bjs, Flávia

Postagens mais visitadas deste blog

A mesmice cansa...

O meu bloco do eu sozinho

Coisas que você deve dizer para a sua alma gêmea