O poder do valor atribuído

Sabe quando você pensa que uma expressão é conhecida de todos e um dia, quando quer entender melhor sobre ela, joga no Google e... nada? Foi o que aconteceu comigo ao procurar sobre a "teoria do valor atribuído". Nem psicologia, filosofia, ou pelo menos uma revista de pseudo-ciência que falasse sobre o tema.

Como resoltado obtive apenas um dicionário online fajuto, um site de Direito (??? o.O) fora do ar e um de reclamações explicando sobre compra e estorno produto. Ou seja, nada a ver com o MEU conceito, que divido com vocês. [Pelo menos agora, quando alguém digitar a expressão no Google, verá o Escarlate como referência...rs]

Alguém lembra da história do menininho que mentia estar em apuros e um dia, quando ele realmente precisou de ajuda, ninguém acreditou nele? Os pais geralmente nos contam essas coisas pra nos ensinar a não mentir. Mas ninguém explica a importância do valor atribuído.

- Se alguém bebe muito e costuma faltar trabalho pra curar ressaca, no dia que precisar faltar por qualquer outro motivo, ninguém vai acreditar em dor de estômago ou queda de escada. Para o mundo, ele está de ressaca.

- Se o cara é feio, burro, pobre e sem graça, mas vive pegando mulher bonita, pode ser outro caso de valor atribuído.

Um perigo na era das redes sociais e da facilidade de espalhar notícias! Se você ainda não acredita no poder do valor atribuído, lembrem das mentiras que a mídia propaga... Neymar NÃO é bonito. Coca-Cola é um veneno e a Nike não tem fábrica e explora a mão de obra barata dos países de terceiro mundo pra depois só "ticar" os produtos que são vendidos com preços estratosféricos. 

Não é só do que você é que é feita sua imagem e sim de como lhe enxergam também. O mentiroso, o bebum, o bonzão. Não importa se você assume aquela postura ou se alguém um dia disse que era assim e se espalhou. Pronto. Agora você não tem mais escolha. 

Mas isso nada tem a ver com mentir sobre si. Apenas cuidado com o que propaga e na hora de alimentar posturas, opte pelas melhores. Afinal, ninguém é todo santo ou todo demônio. Tudo depende do ângulo pelo qual é visto.

Obs: devido à correria com a qual escrevi, aceito sugestão de imagens pra este post...rs



Comentários

Claudiana disse…
Queria comentar, mas teu texto tá tão redondinho que seria crime, na intenção de acrescentar algo, atribuir um valor à ele , =) Beijos, sua linda....e sumida

Postagens mais visitadas deste blog

A mesmice cansa...

O meu bloco do eu sozinho

Coisas que você deve dizer para a sua alma gêmea